Cristiano Mascaro
Cristiano Mascaro, com mais de 50 anos de carreira, é um dos principais fotógrafos brasileiros, com uma obra rica que se iniciou no fotojornalismo e na formação como arquiteto.
Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e iniciou sua carreira como repórter fotográfico da revista Veja quando realizou diversas reportagens no Brasil e no exterior. Foi professor de fotojornalismo na Enfoco-Escola de Fotografia e professor de Comunicação Visual na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos. Entre 1974 e 1988 dirigiu o Laboratório de Recursos Audiovisuais da FAUUSP.
Em 1986 obteve o grau de Mestre pela USP e em 1990 lhe foi atribuída a Bolsa Vitae de Artes. Em 1992 recebeu o Prêmio Abril de Fotojornalismo com o ensaio “O jeito brasileiro de viver e de morar”, em 1995 com o ensaio “Sala do Milagres” e em 2001com o ensaio “25 pessoas, parcerias e coisas que ajudaram a construir a história de São Paulo”. Em 1955 obteve o grau de Doutor pela USP com nota máxima e menção de louvor apresentando a tese “A fotografia e a arquitetura”. Entre os anos 2000 e 2001 realiza extensa documentação de 28 centros históricos de cidades brasileiras para o Programa Monumenta e em 2002 fotografa os 100 edifícios mais significativos da arquitetura brasileira para a edição do livro “O Patrimônio Construído”. Entre 2010 e 2014 fotografa para o projeto “Arquitetura Rural Brasileira” sedes de fazendas representativas dos ciclos econômicos brasileiros do açúcar, do ouro e do café. Em 2006 participa como arquiteto homenageado da VI Bienal Internacional de Arquitetura e Design apresentando a exposição “O Brasil em X, em Y, em Z” e em 2007 recebe o Prêmio Especial Porto Seguro de Fotografia pelo conjunto de sua obra. Em 2015 recebe da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, na categoria “Arquitetura”, o prêmio “Narrativas Urbanas”.
A partir de 2014, a convite do escultor Richard Serra, inicia o processo de documentação fotográfica de suas obras site specific e em galerias em diversos locais do mundo.
Já participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, tendo fotografias em coleções públicas e particulares. Atualmente trabalha como fotógrafo independente dedicando-se a projetos editoriais, expositivos e ensaios pessoais.