Programação v2 - Cópia



 - Cópia - 0

Sexta-Feira, 17 de outubro de 2025

9h Abertura de Portas

10h Abertura Oficial com Toriba Musical

11h Requiem: uma homenagem a quatro fotógrafos que continuam vivos através de seu legado; a última chapa de todo fotógrafo é de bronze.
Com o diretor do festival o fotógrafo, editor e autor
Marcio Scavone e Sergio Branco jornalista especializado em fotografia e editor da revista Fotografe Melhor.

Evandro Teixeira
José Bassit
Rosa Gauditano
e
Sebastião Salgado

11:30 Balé Vanessa e Coral da Ame Campos com projeção das 150 fotografias finalistas da Convocatória 2025


Pausa para Almoço


14:30 Lorenzo Scavone, fotógrafo e video-maker homenageia seu avô, Rubens Teixeira Scavone escritor e fotógrafo modernista expoente do Foto cine clube Bandeirantes nos anos 1950, representado pela Galeria Rocio Santa Cruz Barcelona e com obras expostas no Paris Photo e outras nos acervos do Museu de Arte Moderna de Nova York MOMA, do Museu de Arte de São Paulo, MASP, do Itaú Cultural e presentes em coleções particulares no Brasil e no exterior.

15:00 Eder Chiodetto , jornalista, fotógrafo e curador apresenta o projeto da Exposição “Água Pantanal Fogo”, um conjunto de imagens seminais dos incêndios da região pantaneira do fotógrafo documentarista Lalo de Almeida em contraponto com a obra aquática, digamos que anfíbia de outro grande fotografo documentarista, Luciano Candisani. Segundo Chiodetto, “pulsão de vida e de morte se embaralham” diante de nossos olhos.

16h Fotografia é uma palavra feminina – três grandes talentos, três chegadas diferentes na fotografia. Helena Rios costurada entre a poesia íntima e a descoberta do mundo monocromático que domina com maestria, Marina Bandeira Klink cujo nome soletra água e aventura debruça sobre geleiras e pinguins solitários que parecem posar. Por fim Flora Negri e “a fotografia como tábua de salvação” a dor e a beleza como redenção, o mergulho profundo no espelho como resposta.

17:30 Nathan Carvalho


18h Reinaldo Opice encontrou a fotografia na maturidade, entre montanhas. Sua obra reflete sua compreensão de que a natureza não é cenário, ela é a nossa casa e, porque não, nosso futuro incerto. Engajado na preservação de tudo aquilo que alimenta sua fotografia de natureza ele irá nos mostrar o que chama de: Mantiqueira: Uma jornada fotográfica entre picos e águas.

18:30 A astrofotografia de Ricardo Takamura segundo ele mesmo: “nasce do entrelaçamento entre memória, imaginação e paisagem.” O fotógrafo cresceu entre o mundo rural e o urbano e, ainda segundo ele “marcado pela observação atenta da natureza e pelas atmosferas noturnas que hoje permeiam toda a sua produção artística.”

!9h: Performance áudio-visual: Águas com Dudu Tsuda, artista multimídia, músico e compositor, curador do selo e festival de arte sonora ALEA_experimental e MarcusBastos, artista visual e vídeo maker, curador e documentarista.
A obra a ser apresentada, a performance
Águas problematiza o tema da contaminação das águas marítimas e fluviais e eventos climáticos extremos, por meio da tensão entre som e silêncio e imagens de pouco contraste e lineatura aparente. Uma abertura na rachadura do vaso existencial por onde entra uma luz estranha, original e arrebatadora.

 - Cópia - 0

Sábado, 18 de outubro de 2025

9h Abertura de Portas

10h Vídeo do projeto do livro e exposição a céu aberto no museu Felícia Leirner, “Floresta de Retratos” do fotógrafo Marcio Scavone com trilha original do virtuoso violinista Seth Byrd.

10:30h Projeção das finalistas da convocatória 2025

10:30 Erico Hiller como fotógrafo documentarista tem suas raízes nas vísceras do que o fotógrafo húngaro-americano Cornell Capa definiu como “concerned photography”, aqueles fotógrafos cuja obra transpira um impulso humanitário.
Assim, em suas palavras, “
seu interesse pela humanidade e sua trágica condição de desigualdade social fica claro em sua trajetória. E isso veremos na sua apresentação, que culmina no seu projeto em andamento, Água Brasil que mostra a realidade hídrica e climática de nosso país”.


Pausa para Almoço


14:30 Jarbas Agnelli é um artista multimídia brasileiro, criador publicitário, diretor de arte, diretor de filmes e músico. Trabalhou como criador na MPM, DPZ e 13 anos ao lado de Washington Olivetto na W/GGK e W/Brasil. Jarbas tem mais de 700 filmes dirigidos à frente de suas produtoras AD Studio e Birds on the Wires e agora faz parte do time de diretores da Hungry Man, com diversos curtas premiados, ministra palestras regularmente, participando como orador em dois TEDs no Brasil.

15:45 Eu é um outro” à partir desta frase encontrada nas correspondências do poeta simbolista Arthur Rimbaud o psicanalista Jorge Forbes e o fotógrafo Marcio Scavone exploram uma geografia mental comum aos dois, para tentar encontrar a tão desejada saída do labirinto de imagens onde nos encontramos, talvez um tanto a contragosto.

16:30 Gabriela Biló é uma fotojornalista brasileira. Vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura pelo livro "A Verdade vos Libertará" em 2024, além do Prêmio Poy Latam pelo mesmo livro em 2025, prêmio de fotografia World Press Photo em 2024, do prêmio Vladimir Herzog como menção honrosa de 2020 e duas vezes vencedora do Prêmio Mulher Imprensa. Em conversa com o jornalista e editor Sergio Branco, Gabriela irá mostrar seu corpo de trabalho e um pouco da sua rotina e suas matérias retratando o Brasil.

18h Helen Todd a pioneira em se clonar digitalmente, é fundadora e apresentadora do Creativity Squared, um podcast que reúne as conversas que moldam a #ImaginationAge na interseção entre IA e criatividade. Promovendo valores coletivos, a IA responsável e um futuro centrado no ser humano, Helen é uma premiada profissional de marketing, palestrante internacional, consultora, mentora e destaque na SXSW Interactive.

Roberto Cecato, fotógrafo viveu em Milão por 21 anos publicando em Vogue Italia, Wallpaper. Com exposições na Europa e no Brasil, é reconhecido por seu olhar essencial e original. Desde 2016 forma fotógrafos através de workshops e mentorias. Na palestra "A Supremacia do Olhar na Era da IA", mostra como desenvolver uma visão fotográfica única e propósito autoral em tempos de inteligência artificial. 

 - Cópia - 0

Domingo, 19 de outubro de 2025

9h Abertura de Portas – Toriba Musical

10:00 A Infância da Imagem.
Cada ser humano no planeta carrega em seus bolsos infinitas possibilidades de contar sua própria história. A câmera, desde a sua invenção, permite à humanidade recortar fragmentos da realidade e ordená-los conforme a intenção do autor em narrar a própria existência.
Neste encontro,
Liza Scavone, autora do livro infantil O gato com a pinta no nariz e o fotógrafo Paulo Fabre, conversarão sobre as diversas possibilidades de narrativas a partir do desdobramento do olhar autoral sobre a infância dos seus filhos.

Apresentação dos vencedores da Convocatória 2024 e 2025